Fotografia

Aprendi as bases da fotografia com Adriano Miranda, Carlos Silveira Ramos, Humberto Sousa e José Soudo, num curso de fotojornalismo do Cenjor, e com Fernando Pinho, no âmbito da licenciatura em Comunicação Social.

No entanto, passaram-se vários anos até que sentisse necessidade de voltar a esta forma de expressão. Em boa verdade, diria que fui reconquistada pela fotografia a partir de 2011, ano em que iniciei registos de vida selvagem no Alentejo, dando largas à paixão pela Natureza, que é em mim tão antiga quanto o amor pelos livros.

Sem dúvida que, por interesse histórico e académico, desde finais de 1997 fotografo murais político-sociais pintados nas paredes de Setúbal, mas refiro-me a algo diferente – fazer “uma chapa” de uma imagem estática numa parede igualmente imóvel não é comparável à paciência, certa destreza e imaginação que captar um animal selvagem no seu habitat exige de nós.

Fotografo também espécies vegetais e fungos – com destaque para os cogumelos, cuja graciosidade me encanta –, mas os animais representam um desafio incontestavelmente superior, já que podemos ter a sorte de um animal não ser fugidio, mas já seria demais esperar que interrompesse a sua rotina para posar para a câmara.

Estamos, portanto, sujeitos aos seus ritmos, ritmos que nos ignoram e aos quais somos alheios, ritmos dos quais somos observadores não-participantes, quando não invasivos.

Quem já a viveu, sabe que é uma aprendizagem que se nos cola à pele. Talvez tanto quanto a roupa ensopada por ficarmos quinze minutos à chuva para fotografar uma rela que salta incessantemente entre os despojos do Outono.

Exposições

Organizei a exposição individual Fungi, composta por mais de 50 fotografias de cogumelos, no âmbito do 4.º Encontro do Outono da Herdade do Freixo do Meio, em Montemor-o-Novo, em 2015, e participei nas seguintes exposições colectivas:

Título Local Ano
Pessoas, Animais e Natureza Clube Náutico de Alcochete 2015
Mostra de Autores Desconhecidos IGAC 2014
Murais de Setúbal – Histórias que as Paredes Contam Octubrus Bar, ACSet, Fugas Lusas e Convergências 2007
Murais da JCP em Setúbal 48 Horas de Utopia 2007
Olhares 99 ESE-IPS 1999
Olhares 98 ESCE-IPS 1998
O Consumismo de Natal IPJ – Setúbal 1998